Powered By Blogger

Saiba tudo de Porcelanato!

O que é Porcelanato
Um tipo de revestimento cerâmico de alta qualidade. Sua diferença dos demais revestimentos é que sua massa é feita de matéria prima nobre, sua queima é feita em alta temperatura tendo como resultado um revestimento com baixíssima absorção de água sendo < ,05%.
 Suas grandes vantagens são: altíssima resistência à abrasão, resistência ao gelo, a ácidos e álcalis (com exceção do ácido fluorídrico e seus derivados – somente os produtos na versão natural são considerados antiácido), alta durabilidade quando comparado as pedras naturais e outros tipos de cerâmica cores uniformes e totalmente impermeável.


Há Três tipos de Porcelanato no mercado:
Porcelanato Esmaltado: Consiste em um Porcelanato que a sua estampa ou seja o desenho da peça ao qual vemos é feito pelo esmalte aplicado em cima desta placa, sendo assim este tipo de Porcelanato não possue alteração exposto a determinados produtos como Coca cola, massa de tomate, café,etc. Este modelo de porcelanato possue classificação de  PEI. 

PorcelanatoTécnico: É aquele que recebe a decoração e a cor na própria massa através de corantes e outras matérias primas, é encontrado polido, ou seja aquele porcelanato com alto brilho, hoje em dia comum nas lojas de shopping, restaurantes,etc. O porcelanato polido corre o risco de alteração se exposto durante determinado tempo a alguns produtos quimícos: coca cola, café, massa tomate, etc.O que ocorre é que no polimento ficam microporosidades no brilho, que podem ter alteraçoes (manchas) se ficarem por determinado tempo expostos a estes produtos quimícos.Este tempo varia de fabricante para fabricante, alguns pedem a limpeza imediata do produto enquanto outros chegam a ficar com até 6:00 horas expostos a estes produtos sem haver alteração na peça.O  porcelanato polido não possue PEI. 


Porcelanato Natural:Similar ao Técnico diferenciando-se apenas pelo não polimento mantendo assim uma característica mais rústico.O porcelanato natural não possue PEI


PEI – Porcelain Enamel Institute: Laboratório inglês que criou o procedimento para se avaliar a resistência que a camada de esmalte terá submetida ao fluxo de pessoas e contato com sujeiras abrasivas no dia-a-dia. Todo produto esmaltado possue PEI.