O que é retificado? Qual Junta de espaçamento devo colocar no revestimento?

São placas cerâmicas com dimensões precisas, ou seja todas têm a mesma medida não havendo variação entre elas (as não retificadas possuem uma variação de + ou - 0,5% entre elas), ou seja um revestimento cerâmico não retificado de 60x60 pode haver dentro da mesmo lote placas com diferença de até 3mm entre elas! (Uma das Funcões do rejunte é camuflar esta diferença e por isso estas placas possuem um espaçamento maior)!
O fato da cerâmica ser retificada não garante que ela possa ter junta seca ou seja não ter espaçamento entre elas, isso somente indica um perfeito alinhamento entre as placas, o que ocorre é que cerâmicas retificadas possuem um espaçamento menor 3mm, 2mm, 1,5mm ou 0mm conforme a sua dilatação.Para isso deve-se consultar a embalagem do produto pois isso é muito importante para sua instalação! Um revestimento cerâmico nunca pode ser instalado com uma junta de dilatação menor do que o indicado pelo fabricante, o não cumprimento desta norma acarretará na perda da garantia do produto e um risco de perca de material no futuro!
É importante que quando instalados em prédios, acima do 10º andar a junta de dilatação aumente!
Dica: É aconselhavel na instalação ser aplicado o espaçador ou cruzeta plástica, ela fica instalada junto às placas não devendo ser removida do assentamento!Além de garantir um melhor alinhamento das placas ela tem a finalidade maior de reforçar compressão das placas!