Powered By Blogger

O que é retificado? Qual Junta de espaçamento devo colocar no revestimento?

São placas cerâmicas com dimensões precisas, todas possuem a mesma medida não havendo variação entre elas, assim se você comprar um piso com medida de 60x60 e abrir a embalagem, todas as placas terão essa medida precisa, aquele lote inteiro terá essa medida.
Essas cerâmicas são produzidas com matéria prima de primeira qualidade e maquinário próprio para corte, como possuem baixíssima ou até mesmo nenhuma absorção de umidade, a dilatação é menor do que o revestimento comum, permitindo sua instalação com espaçamento menor que varia de 3mm, 2mm, 1mm ou 0mm "Famosa Junta Seca", essas informações estão disponíveis na embalagem e sempre deve ser respeitada na hora da instalação.
As vantagens do revestimento retificado são: 
Produtos de alta qualidade por serem produzidos com as melhores massas, beleza estética por terem um espaçamento menor, maior durabilidade devido a baixa absorção de umidade.
Quando olhar um revestimento e seus cantos forem de 90º é revestimento retificado, pois o revestimento comum tem seus cantos arredondados.

Revestimentos Cerâmicos não retificados: Mesmo estando na embalagem que a medida é 60x60 eles terão uma variação de + ou - 0,05 % ou seja até 3mm de diferença entre elas, conforme informação técnica na embalagem. 
Devido a essa diferença estas placas possuem um espaçamento maior que é para camuflar essa diferença no tamanho e outro motivo é que por terem absorção de umidade maior possuem uma dilatação também maior.

Importante saber que sempre que instalamos revestimentos cerâmicos acima do 10º andar é necessário aumentar a junta de dilatação tanto no revestimento retificado quanto no tradicional


Dica: Pessoal o espaçador tem que ser instalado junto com a cerâmica, isso mesmo!
Normalmente o pedreiro coloca ele como guia para alinhar as placas e vai removendo, mas o correto é ele ficar instalado junto com a cerâmica passando rejunte sobre ele.
Por que o espaçador tem a função de diminuir o a força de dilatação e movimentação das placa, é como se fosse um amortecedor.
Importante: Já ouviu dizer que de repente um piso ou um revestimento saltou da parede ou chão do nada...bom isso acontece por que foi instalado com junta menor, não acontece de imediato, porém chega uma hora que a movimentação da cerâmica, a dilatação do concreto faz com que uma placa se choque com a outra criando um efeito dominó, aí dá aquele estouro.